Os visitantes da casa...

Oi oi...

Quer sortear algo no blog? Indicar? Teve algum problema em alguma loja? me envie um e-mail: alessandrapriscila_1@hotmail.com


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cores...como escolher?

Oi oi...

Corre que amanhã é o último dia para participar da promoção...quer participar? Clique aqui.

Bem, hoje vim falar de cores...assunto importantíssimo ao se montar uma casa... porquê?

Cores refletem nosso ânimo, podem deixar o ambiente pequeno, se não aplicadas corretamente, podem deixar sem vida ou até mesmo exaustas... é... porisso pensem bem antes de escolher as cores que vocês colocam na decoração...

Eu não fiz uma paleta de cores - coisa super importante para definição de móveis...sabe porque pude me dar o luxo? Porque no apertamento decidimos por ambientes brancos no quarto, cru na sala, branco no banheiro e branco e preto na cozinha... ou seja, somente tons neutros...

Os acessórios é que irão definir a cor de acordo com o meu humor...kkkkkk

Isso não quer dizer que vocês não podem colorir sua casa...podem sim gente...

Vamos aprender então como escolher os tons certos?

O primeiro passo é saber que para compor um ambiente você vai ter que definir pelo menos 1 tom neutro - branco, preto, cru (diversos tons terrosos, beges, aquelas que lembram deserto, areia...podendo até mesmo ser o cinza...rsss)

Depois de escolhida a cor principal é bom saber quantas cores vc quer compor o ambiente - o ideal é acima de 5 porque senão o ambiente fica meio sem vida...

É bom lembrar também que uma cor forte aberta traz uma alegria grande e o tom fechado ao mesmo tempo que é melancólico é também sofisticado, ou seja, requer cuidados.

Vamos vendo algumas fotos que vou explicando:

Quando se trata de quarto tons calmos caem muito bem... aqui foi escolhida uma cor neutra (cinza) e uma cor forte (verde)... porque deu certo a foto? porque todos os tons possuem a mesmo tom de fechamento... porisso dá aquela sensação de tranquilidade - perfeito para o quarto onde recarregamos as energias...

Outra foto que transmite a mesma sensação... veja que os tons se completam...algo "pastel"

Se vocês gostam de misturar muitas cores...fica a dica para escolher tons não vibrantes, como este daqui:
Quer tom forte? Veja como ele deve ser usado com cuidado:

Viram que em ambiente pequeno não dá certo tudo escuro né?

Já a foto abaixo mostra que tem que se ter cuidado também ao colorir demais o ambiente (este ambiente pode até ser legal para mostra de decoração - mas no dia a dia não sei se funciona legal:

Já esse outro achei muito positiva:

Realmente estes tons deram uma alegria...mas vcs perceberam que o principal é o branco e a parede? o restante é apenas para dar mais tchan...rsss

Então vai o conselho: utilize as cores abaixo como parâmetro - porque provavelmente você terá no ambiente de um jeito ou de outro:

Porque coloquei essas cores....reparem nos móveis que vcs possuem em casa...ou naqueles que vc quer ter...provavelmente terá alguma das 2 cores da esquerda ou as 3 cores da direita...

Como disse no primeiro passo: definam as cores neutras!!!

Depois peguem aquela cor, ou várias delas e salpiquem...rsss

Para mostrar como uma cor faz diferença - vou pegar 3 capas de almofadas (que comprei com a queridissima Ângela) que tem as mesmas cores... mas não é só por desenhos que elas são diferentes:

As cores são VERDE VERMELHO E AMARELO - todas nos tons opacos...rsss, mas veja como um fundo pode mudar (o fundo é o equivalente à parede):

Almofada com o fundo cru...
com um tom mais escuro... sensação sofisticada, introspectiva...
com o fundo branco - dá jovialidade...

Agora sintam outra sensação:


Qual sentiram?

Então cuidado ao escolher os tons que querem compor um ambiente...assim como a música, elas tem que estar na perfeita sintonia para ficar belo...

Beijos




9 comentários:

Dani disse...

Adorei! Sabe que eu tenho mta dúvida em relação a isso? Este post me ajudou a esclarecê-las...Queria dar uma cor na sala, por enquanto ela é preta e branca, mas acho que o sofá e a cor das paredes estão contrastando. bJS!

Ana Paula e Thiago Fernandes disse...

Nossa seu post me ajudou muito ...essa semana mesmo eu estava pensando em como escolher as cores da minha casinha ....ajudou muito ...rsrsr
Beijos

Reformando a dois disse...

Oi Alê ... Desculpa a demora em te responder, esta semana tá tensa por aqui. Menina estamos numa sintonia afinada rss, eu estava respondendo o seu comentário sobre as cores do apê e como estava ficando muito grande, resolvi criar um post explicando o porque das cores lá de casa. Então vim aqui e vi q vc tbm estava postando sobre cores, muito legal sua postagem.

Adorei seu comentário e de maneira nenhuma fiquei chateada com a sua opinião, é o seu ponto de vista e acabou que através dele pude explicar como escolhi as cores para o apê, dá uma olhada lá na postagem.

Quanto as sua luminárias, uma mais lindinha que a outra e AMEi o seu abajour e me amarro nesta tendência de abajoures diferentes para ele e para ela.

Flor, te espero mais vezes no meu cantinho vium adoro os seus comentss.

Ahhh, queria fazer uma pergunta, é que eu não entendi direito, fiquei em dúvida se vc está grávida. É que em um post anterior vc disse que sua gravidez não tinha evoluído (igual aconteceu comigo) e num post mais recente vc menciona que vai fazer o quarto do BB, me perdi rss

Bjs flor,
Neili

Nathalya Carvalho disse...

Alê, adorei a dica do banheiro. Olhei o passo a passo e a imagem do banheiro com cuba redonda é igualzinho como quero fazer e ao espaço que tenho. =**** Sobre as luzinhas do post passado, hoje mesmo fui ver spots, paflons, etc e fiquei doidinha sem saber onde colocar tudo isso. Sobre os spots fiquei na dúvida quanto a luz dicroica ou a outra normal...tanta coisa, né?? bjuss

Bruna Dalcin - Comprando meu APÊ! disse...

oi Alê, amo cores e essas combinações estão lindas! A última é minha preferida.
AHH quanto a porta camarão, eu vou colocá-la no quarto 2 somente, mas na suíte tem que ser a de correr, pois com a camarão não caberia o criado-mudo, entendeu?
Foi até mesmo por isso que eu tive que fazer o mini-corredor alterando a planta, para criar essa paredinha invadindo o quarto2 pra poder colocar a porta de correr!

bjsssss

Mulher Multifacetada in disse...

Olá Alê
Adoro cores, adorei as dicas as combinações... bem legais.
bjos
Maysa

Dani Maciel disse...

Alê, assim como voce, estou pensando (só pensando mesmo rs) em usar branco nos quartos e nos banheiro, e compor as cores por cores de toalhas, objetos, quadros, etc..
Adoro usar isso, pq assim podemos diversificar!
Beijoss

Ana Paula Fernandes disse...

Alê passa lá no blog que tem selinho para você!!!
Beijos

Fê Dutra disse...

Alê querida,
saudades de passar por aqui. Com você está tudo bem?
O tecido da segunda almofada eu tenho aqui em casa. Acho muito bonito, principalmente quando misturado com um tecido de listra, cuja as cores se casam.
Um beijo grande

Ocorreu um erro neste gadget